15 SET 2020
Votorantim confirma mais 29 casos de covid-19, entre eles um óbito

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), registrou nesta terça-feira (15) mais 29 casos de Covid-19, entre eles um óbito. O município soma 2.351 notificações positivas e um total de 78 óbitos desde o início da pandemia. Este último óbito, cujo paciente um homem de 48 anos, sem comorbidades, faleceu na segunda-feira (14).

Dos casos positivos, 2.209 estão recuperados, 53 em isolamento domiciliar e 11 estão internados, dos quais 4 estão em UTI. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, 69 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 53 estão em isolamento domiciliar e 11 estão internados. Desde o começo da pandemia, a secretaria recebeu 7.846 notificações e 5.426 foram descartadas.

Taxa de ocupação

De acordo com a Sesa, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta terça-feira, no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça", está em 4% para atendimento de clínica médica e 20% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 33% para clínica médica e 0% na UTI. A Secretaria da Saúde ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.