20 AGO 2020
Votorantim confirma mais 17 casos de Covid-19; entre eles um óbito

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), registrou mais 17 casos de Covid-19, nesta quinta-feira (20), entre eles um óbito. O paciente, um homem de 80 anos, sem comorbidades, que faleceu na terça-feira (18).

Agora o município totaliza 1.950 desde o início da pandemia, com 61 óbitos. Dos casos confirmados, 1.805 estão recuperados, 57 estão em isolamento e 27 estão internados, sendo 14 em UTI.

Ainda segundo o boletim do Departamento de Vigilância em Saúde, 68 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 51 estão em isolamento domiciliar e 17 estão internados, sendo quatro em UTI. Ao todo, a secretaria recebeu 5.925 notificações e 3.907 foram descartadas.

Secretaria da Saúde ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

Taxa de ocupação

De acordo com a Sesa, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta terça-feira no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça" está em 20% para atendimento de clínica médica e 60% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 50% para clínica médica e 50% na UTI.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.