13 MAI 2020
Votorantim confirma mais 7 casos de novo coronavírus

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), recebeu do Instituto Adolfo Lutz, nesta quarta-feira (13), a confirmação de mais sete casos de novo coronavírus (Covid-19). Agora a cidade soma 59 casos confirmados, desse total três foram a óbito.

Os pacientes são cinco profissionais da saúde, sendo um homem de 20 anos e três mulheres, de 35, 41 e 50 anos de idade. Os outros dois são, um homem de 41 anos e um menino de 4. Todos estão em isolamento domiciliar.

Entre os casos confirmados, 32 foram recuperados, 19 estão em isolamento domiciliar, 5 seguem internados e 3 foram a óbito. A cidade apresenta ainda 11 casos suspeitos que aguardam resultados, desse 6 estão internados, sendo dois em UTI.

Por conta do crescimento das confirmações dos casos do novo coronavírus, a Secretaria da Saúde reforça para que as pessoas sigam o isolamento e fiquem em suas casas o máximo necessário, além de continuarem com as ações de higienização das mãos com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%. Também destaca para que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar.

Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório desde a última quinta-feira (7) em todo o estado de São Paulo e também no município, sendo mais uma das importantes medidas no enfrentamento ao novo coronavírus. Para tanto, é preciso que a máscara, embora de confecção caseira, tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.

Desde o início da pandemia o município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolos de atendimentos, além do Comitê de Gestão para enfrentamento à pandemia.