11 MAI 2020
Votorantim confirma mais 4 casos de novo coronavírus, número de recuperados sobe para 30

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), confirmou nesta segunda-feira (11) junto ao Instituto Adolfo Lutz mais 4 casos de novo coronavírus (Covid-19). Agora a cidade soma 51 casos confirmados, desse total três foram a óbito. Já o número de pessoas curadas pela doença subiu para 30.

Dos quatro casos confirmados, um homem de 77 anos está internado no hospital municipal, os demais, uma profissional da saúde de 42 anos, uma mulher de 59 anos e um homem de 47 anos, estão em isolamento domiciliar.

Entre os 51 casos confirmados, 30 foram recuperados, 11 estão em isolamento domiciliar e 7 seguem internados e outros 3 foram a óbito. A cidade apresenta ainda 16 casos suspeitos que aguardam resultados, desse 7 estão internados, sendo um em UTI.

Por conta do crescimento das confirmações dos casos do novo coronavírus, a Sesa reforça para que as pessoas sigam o isolamento e fiquem em suas casas o máximo necessário, além de continuarem com as ações de higienização das mãos com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%. Também destaca para que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar.

Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório desde a última quinta-feira (7) em todo o estado de São Paulo e também no município, sendo mais uma das importantes medidas no enfrentamento ao novo coronavírus. Para tanto, é preciso que a máscara, embora de confecção caseira, tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.

Desde o início da pandemia o município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolos de atendimentos, além do Comitê de Gestão para enfrentamento à pandemia.