26 MAR 2020
Operação orienta moradores em situação de rua para irem ao centro de acolhimento

Ação teve participação das secretarias de Cidadania e da  Saúde, Polícia Militar, GCM e Zoonoses; atendimento será dado somente aos cadastrados que estão na cidade

A Prefeitura de Votorantim, por meio das secretarias de Cidadania e da Saúde, em parceria com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e Zoonoses, realizou na manhã desta quinta-feira (26) uma operação para orientar os moradores em situação de rua do município a irem ao centro de acolhimento montado no ginásio municipal Mirante dos Óvnis, na Vila Domingues, esclarecendo, também, a importância de ser feita a quarentena e as consequências que o novo coronavírus pode trazer a cada um.

Durante a abordagem, foram orientadas 24 pessoas em situação de rua, das quais 14 aceitaram ir ao abrigo, que iniciou as atividades nesta quinta-feira, oferecendo banhos, trocas de roupa, alimentação, pernoite, além de uma triagem nos quadros de saúde a fim de verificar casos suspeitos do vírus. Caso o morador esteja com os sintomas, ele será encaminhamento para a Casa de Passagem "Dr. Josmar Mariano da Silva", onde continuará sendo acompanhado.

Conforme explica a Secretaria de Cidadania, o centro de acolhimento é voltado para as pessoas que já fazem parte do cadastro e do acompanhamento contínuo realizado pelas equipes de assistentes sociais em Votorantim, com a Operação Dignidade. "Como nossa ação percorre constantemente as ruas centrais e bairros da cidade, temos praticamente mapeados os principais locais e moradores, o que nos auxilia neste momento a planejar este acolhimento", frisou.

Desse modo, a Casa de Passagem ficará fechada para o primeiro acolhimento, já que esse atendimento será realizado no ginásio. "Como estamos em quarentena, o objetivo é para que eles permaneçam o dia todo nos locais, mas não existe nenhuma determinação que os obrigue a ficar".

Caso algum munícipe queira encaminhar uma pessoa um situação de rua ou então obter mais informações sobre o serviço, basta entrar em contato com a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda pelo telefone 3353-8648 ou pelo WhatsApp em 3353-8758/8732. O atendimento é realizado das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.