31 MAI 2019
Votorantim recebe melhor avaliação de gestão do Brasil em cidades acima de 100 mil habitantes

Índice de Governança Municipal (IGM), do Conselho Federal de Administração, também coloca o município na 15ª posição nacional, à frente de diversas capitais

Votorantim tem a melhor avaliação de gestão do Brasil em comparação com cidades acima de 100 mil habitantes, conforme o índice de Governança Municipal (IGM) elaborado pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Com uma nota de 9,25, o município fica à frente de todas as capitais do país. O índice foi realizado em 2018 e disponibilizado pelo Conselho neste mês.

Além disso, a cidade ocupa a 15ª posição na colocação em todo o Brasil, também em comparação com municípios com mais de 100 mil habitantes, recebendo uma nota de 8,07 no IGM, que consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho.

Para avaliar a categoria “Gestão”, o índice utilizou dados dos anos de 2017 e 2018 de captação de recursos, planejamento da despesa, qualidade das informações, custo x benefício em saúde, custo x benefício em educação, entre outros temas. Já pela categoria “Desempenho”, Votorantim recebeu a nota de 8,46. Essa dimensão aponta que, quanto menor a distância do desempenho atual para sua meta, melhor será o seu desempenho. Por fim, em “Finanças”, a cidade recebeu 6,51.

Conforme explica a metodologia do índice, o estudo foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência e outras. Desse modo, o estudo construiu um extenso banco de dados municipais que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS. Lançado em 2016, o IGM será atualizado anualmente, de acordo com o CFA.

Para tanto, no início de maio, o Conselho Federal de Administração otimizou seu site de consulta para o Índice de Governança Municipal que possibilita medir a qualidade da gestão pública municipal no Brasil. Ainda de acordo com a metodologia do estudo, a revisão dos indicadores analisou o banco de dados do IGM que contava com 475 variáveis disponíveis para os 5.570 municípios, totalizando cerca de 2,4 milhões de dados e que teve a incorporação de mais de 200 novas variáveis.

“Por meio da ética, competência, inovação, valorização da profissão e participação, o Sistema CFA/CRA busca promover a Ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país”, destaca o estudo, ressaltando que o índice será utilizado para reconhecer, registrar e disseminar as boas práticas de gestão brasileiras por meio de publicações, eventos e prêmios.