18 JUN 2020
Votorantim registra mais 19 casos de Covid-19, entre eles um óbito

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), confirmou nesta quinta-feira (18) mais 19 casos de Covid-19, entre eles um óbito. O paciente é um homem de 57 anos que tinha comorbidades e faleceu nesta quarta-feira (17). Com os números desta quinta, a cidade chega a 324 notificações confirmadas. Entre pacientes confirmados e suspeitos, há 24 internados, sendo três em UTI e 115 em isolamento domiciliar.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, dos 324 casos confirmados, 229 já foram recuperados, 64 estão em isolamento domiciliar, 14 encontram-se hospitalizados (sendo 2 em UTI) e 17 foram a óbito. Há também 61 casos suspeitos que aguardam resultados; desses 10 estão internados, sendo um em UTI e outros 51 em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, 737 foram descartados na cidade.

A Secretaria segue com orientação a população para que evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. A pasta também destaca que tem aumentado a testagem junto aos servidores que trabalham na área da saúde, bem como nos pacientes com sintomas.

Cuidados necessários

Por conta do crescimento das confirmações dos casos do novo coronavírus, a Sesa reforça para que as pessoas sigam o isolamento e fiquem em suas casas o máximo necessário, além de continuarem com as ações de higienização das mãos com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%.

Também destaca para que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório.

O município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre enfrentamento à pandemia.