Cerca de 500 alunos dos 5º anos de dez unidades escolares de Rede Municipal de Ensino iniciam, na segunda-feira (03), o Programa de Educação Integral. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Educação.
Após o horário do ensino regular, os alunos terão orientação de estudos; atividades artísticas e culturais; atividades desportivas; atividades de integração social e enriquecimento curricular. A grade curricular para este ano conta ainda com as oficinas de Letramento, Leitura, Matemática Inteligente, Artes Visuais, Oficina de Apoio Escolar, Iniciação Esportiva, Jogos de Mesa, Boxe, Capoeira, Judô e Música.
A partir de segunda-feira, deixam a sala de aula do ensino regular às 11h40 e permanecerá na escola até as 15h. Durante este período serão servidos almoço antes das oficinas e um lanche na saída.
Os professores responsáveis pelas oficinas estão participando de formações com as equipes da Secretaria de Educação e momentos de planejamento com as equipes das unidades escolares, a intenção é que todos os envolvidos estejam alinhados com os objetivos do programa de Educação Integral.
O secretário da Educação destaca que o objetivo do programa é proporcionar um ambiente acolhedor, com oficinas lúdicas que favoreçam o desenvolvimento integral do aluno de forma divertida e prazerosa. “É uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento”, disse.
Serão atendidas as escolas municipais “Abimael Carlos de Campos”, na Vila Dominguinho; “Betty de Souza Oliveira”, na Vila Domingues; “Edith Maganini”, no Vossoroca; “Gilberto dos Santos”, no Parque Jataí; “Lauro Alves de Lima”, no Jardim Serrano; “Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio”, no Parque Morumbi; “Maria do Rosário Arcuri de Oliveira Campos”, no Jardim Serrano; “Maria Luiza Jacowicz”, no Fornazari; “Sueli da Silva Paula”, na Barra Funda e “Walter Rocha Camargo”, na Vila Nova Votorantim.
Durante esta semana as unidades escolares participantes estão mobilizando reuniões com os pais e eventos de acolhida dos alunos para a apresentação do Programa de Educação Integral.