Rede Social Whatsapp
18 MAI 2022
Consultório na Rua atende na praça Zeca Padeiro até o dia 25
O programa Consultório de Rua foi iniciado em 25 de abril
O veículo do programa Consultório na Rua ficará estacionado na praça Zeca Padeiro (Centro) de hoje até o dia 24 de maio, quando o programa completa um mês de atendimento. O serviço estará disponível sempre das 10h às 16h, com a presença de profissionais de saúde e agentes da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.
O objetivo da ação é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa Consultório de Rua foi iniciado em 25 de abril e 35 atendimentos foram feitos logo nas duas primeiras semanas. Onze pessoas foram encaminhadas para consultas médicas.
A localização do veículo do programa Consultório na Rua é definida de acordo com um cronograma da Secretaria de Saúde. Os atendimentos já foram realizados no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza, no bairro da Chave, na praça dos Expedicionários e no Jardim Toledo.
A pessoa em situação de rua é atendida no programa Consultório na Rua de acordo com a sua vontade. Esses indivíduos não são obrigados ou coagidos a serem examinados.
A van usada para o programa Consultório na Rua é equipada com uma maca, prancha de imobilização, colar cervical, além de cilindro e máscara de oxigênio. Os profissionais ainda têm à disposição medicamentos, soro, gaze, testes rápidos de HIV e DST para serem ministrados nas pessoas em situação de rua.
O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O objetivo é ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Autor: Marcel Stefano
Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022