17 MAI 2022
Prefeitura define programação da Semana Municipal do Meio Ambiente
A programação entre os dias 1º e 5 de junho contará com recuperação de matas ciliares, palestras e eventos ambientais

A Semana Municipal do Meio Ambiente será realizada entre os dias 1º e 5 de junho em Votorantim. A programação contará com plantio de árvores, palestras e eventos ambientais de educação ambiental, de conservação ecológica e de saneamento.

A programação elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoverá o plantio de 270 mudas em Votorantim. O pontapé inicial será dado com 70 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego do Vidal. A ação será realizada no dia 1° de junho, às 9h, na rua José Martins Rodrigues, Jardim Toledo, ao lado do Espaço Jovem.

No dia 2, às 9h, 100 árvores serão plantadas na APP do Córrego do Cubatão. Outra centena de mudas nativas frutíferas serão plantadas na futura Praça do Pomar Municipal, na rua João André Filho, ao lado da CMEI Professora Clélia Carrara, no bairro Real Parque. A ação ocorrerá no dia 3, às 9h.

Três escolas municipais também terão a exibição de palestras relacionadas ao tema do meio ambiente. No dia 2, às 15h, por meio do link bityli.com/1oficinapmsbvotorantim, será realizada uma Oficina pública online para diagnóstico técnico participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Votorantim.

No dia 3 de junho, às 15h, no Parque do Matão, com o envolvimento da Secretaria de Educação (Seed), será lançado o Programa Municipal Escola Sustentável, que disponibiliza conteúdos pedagógicos às escolas inscritas, exercitam ações de cidadania e resultam em resoluções ambientais práticas para o município de Votorantim.

Entre os anos de 2013 e 2016, o "Programa Escola Sustentável", envolveu mais de 3.500 alunos e permeia oito temas ambientais, trabalhados de forma teórica e prática nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, os temas são: Educação Sanitária; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização; Educação Ambiental; Escola Sustentável; Água e Qualidade do Ar.

Após a Semana Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura de Votorantim e outros parceiros promoverão o lançamento do Programa Regional Conexão Água - plantando árvores, produzindo água. O evento será realizado no dia 21 de junho, às 9h30, no Jardim Botânico de Sorocaba.

Confira a programação:

Data: 1º de junho de 2022 (quarta-feira)

Local: rua José Martins Rodrigues, Jardim Toledo, ao lado do Espaço Jovem.
Horário: 9h
Plantio de 70 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego do Vidal. Parceria: Sema / Sesp.

Local: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Helena Pereira de Moraes, centro
Horários: 11h e 15h
Transmissão da palestra "Meio Ambiente" (Sema).

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sueli da Silva Paula, no bairro Barra Funda.
Horários: 11h e 15h
Transmissão da palestra "Meio Ambiente" (Sema).

Data: 2 de junho de 2022 (quinta-feira)

Local: ruas Hilda Alves Rocha e João Luiz Tozzi, bairro Votorantim Park I.
Horário: 9h
Plantio de 100 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego do Cubatão. Parceria: Sema/Sesp.

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Luiza Jacowicz, bairro Fornazari.
Horários: 11h e 15h
Transmissão da palestra Meio Ambiente (Sema).

Horários: 11h e 15h
Transmissão da palestra "O Caminho da Água". Parceria: Concessionária Águas de Votorantim.

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) "Sueli da Silva Paula", Barra Funda

Local: Acesso por meio do link bityli.com/1oficinapmsbvotorantim
Horário: 15h
Oficina pública online para diagnóstico técnico participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Votorantim. Parceria: Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso), Prefeitura Municipal de Votorantim e Concessionária Águas de Votorantim.

Data: 3 de junho (sexta-feira)

Local: Futura praça do Pomar Municipal, na rua João André Filho, ao lado da CMEI Professora Clélia Carrara, no bairro Real Parque.
Horário: 9h
Plantio de 100 árvores nativas frutíferas para instalação da futura praça do Pomar Municipal. Parceria: Sema / Sesp.

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Luiza Jacowicz, no bairro Fornazari.
Horários: 11h e 15h

Local: Parque do Matão. Rua Ângelo Delapsi, 117, Parque Bela Vista.
Horário: 15h
Lançamento do Programa Municipal Escola Sustentável Votorantim. Parceria: Sema/Seed.

Data: 5 de junho (domingo) - Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

Local: Praça dos Expedicionários, entroncamento das avenidas São João e Matheus Conegero, no Parque Bela Vista
Horários: 8h às 11h
Evento do Dia Mundial do Meio Ambiente: doação de mudas, educação ambiental e entretenimento familiar. Parceria: Sema / Secult / Projeto Bela Ação / ONG GTA - Jerivá.

Data: 21 de junho (terça-feira)

Local: Jardim Botânico de Sorocaba. Rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Iguatemi, em Sorocaba.
Horário: 9h30
Lançamento do Programa Regional "Conexão Água". Plantando árvores, produzindo água. Parceiras: Prefeituras de Votorantim, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Iperó, Salto de Pirapora, Fundação Florestal Estadual e Unesp.

Autor: Giuliano Bonamim