31 MAI 2022
Programa Municipal Escola Sustentável é relançado na sexta-feira (dia 3 de junho)
O lançamento será durante a Semana Municipal do Meio Ambiente em Votorantim
Nesta sexta-feira (dia 3 de junho), acontece o lançamento do Programa Municipal Escola Sustentável da Prefeitura de Votorantim. O relançamento será às 15h, no Parque do Matão, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente.
Os temas ambientais são trabalhados no Programa Municipal Escola Sustentável de forma teórica e prática, sendo Educação Sanitária; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização; Educação Ambiental; Escola Sustentável; Água e Qualidade do Ar.
O Programa realiza atividades propostas para as escolas, com conteúdos pedagógicos, interdisciplinares, exercitam atividades lúdicas, saídas a campo, exercitam ações de mobilização para a cidadania, interatividade entre alunos, professores, funcionários, pais, comunidade e resultam em resoluções ambientais para o município de Votorantim.
As escolas inscritas voluntariamente no programa recebem diversas visitas da equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e de parceiros para a realização das ações ambientais programadas com os alunos, na parte interna e externa das escolas.
Entre as atividades propostas dentro de cada um dos oito temas, destacam-se: ações que visam à recuperação de um córrego ou nascente com o acompanhamento da Sema; realização de feira de trocas entre os alunos na escola; ações relacionadas à fauna doméstica da comunidade escolar; diminuição ao longo do ano no valor da conta de água e energia da escola; implantação de um bicicletário na escola, entre diversas outras. O Parque do Matão fica localizado na rua Ângelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista.

O Programa
Instituído pelo Decreto nº 4.796 de 08 de outubro de 2014, que na época envolveu 11 escolas e mais de 3.500 aluno, o Programa tem como objetivo criar um sentimento coletivo de pertencimento local, de preocupação às causas ambientais, de empoderamento, de cuidado e de fiscalização sobre a manutenção da qualidade ambiental no município. E, agora retorna para as escolas municipais de Votorantim.