25 JUN 2018
Saúde disponibiliza vacina da gripe para crianças de 5 a 9 anos e pessoas com idade entre 50 e 59

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir de segunda-feira (25)

A partir de segunda-feira (25) as doses da vacina contra a gripe também estarão disponíveis, enquanto durarem os estoques do município, para os grupos de crianças de 5 a 9 anos de idade e pessoas entre 50 e 59. A liberação das doses é uma determinação do Ministério da Saúde e Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).

Em Votorantim, todas as Unidades Básicas de Saúde aplicam as doses de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Dos grupos prioritários, somente o de idosos, pessoas com 60 anos ou mais, atingiu a meta e a campanha imunizou até o momento 10.401 pessoas, ou seja, 97,63% do público alvo.

Lembrando que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que o município vacine 90% de cada grupo prioritário. Podem receber as doses também as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, população indígena, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e professores.

Vacinados

Desde o início da campanha, ocorrido no dia 23 de abril, Votorantim aplicou cerca mais de 23 mil doses. Além dos idosos, foram 1.696 (82,45%) para trabalhadores da área da saúde; 3.695 (52,73%) a crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias; 646 (51,80%) para gestantes; 178 (67,32%) a puérperas; 752 (71,28%) aplicadas em professores, além de 6.304 pessoas com doenças crônicas.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir nos casos graves da doença, como internações ou, até mesmo, óbitos. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024