22 AGO 2017
Alunos de escola municipal realizam exposição para conscientizar sobre combate ao Aedes aegypti

Os cerca de 240 alunos do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) “Prof.ª Célia Chiozoto Marinoni” apresentaram, nesta terça-feira (22), uma exposição de seus trabalhos realizados durante o ano letivo que destacam a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti. As atividades de conscientização sobre este tema foram realizadas em todas as escolas municipais pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed).

A exposição na escola marcou o fim deste projeto em 2017 e teve a presença dos alunos, pais, professores, e da coordenação e diretoria da escola. Desse modo, os estudantes aprenderam como e onde o mosquito prolifera, além dos métodos para evitar que isso ocorra.

Conforme explicou a Seed, o propósito da ação foi de fazer com que os estudantes fossem agentes multiplicadores de informações em suas residências. “A atividade é importante porque eles aprendem desde pequenos a fiscalizarem e terem boas condutas, o que irá refletir no futuro de todos." Em paralelo a isso, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, Votorantim não registrou casos de dengue, zika e chikungunya em 2017.

Uma das mães que foi conferir a exposição foi Benta Viana, de 29 anos, que estava acompanha de sua filha Sofia, de 4 anos. Para ela, a ação escolar cumpriu seu objetivo com sucesso. “A Sofia está 'superantenada' com o assunto. O que ela vê de errado nas ruas já começa a apontar”, resumiu.

Durante o projeto, os alunos aprenderam, inclusive, a fabricar um repelente caseiro, conforme explicou a diretora do Cmei “Célia Chiozoto Marinoni”, Jossileni Gonçalez Tobias. “Foi uma atividade muito bacana, que está aqui exposta no evento. Além disso aprenderam a cobrir caixas d’água, esvaziar pneus, garrafas, latas e baldes expostos e guardá-los em local coberto”, ressaltou.