A partir desta segunda-feira (21) a quarta célula do aterro sanitário municipal, situado às margens da Rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), começa a receber todo o lixo coletado diariamente no município de Votorantim. Desta forma, o aterro volta a funcionar tendo em vista que foi abandonado pela gestão anterior, obrigando a Prefeitura a cumprir as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), concluindo o novo espaço além de regularizar as células anteriores.
A medida vai representar aos cofres públicos uma economia mensal de R$ 240 mil, que até então estava sendo pago ao aterro particular na cidade de Iperó.
Durante o período em que o lixo estava sendo levado para outro município, desde o dia 1º de maio, foi implantada a quarta e célula, além da regularização das células anteriores. A nova célula está numa área de 11.500 m², com aproximadamente cinco anos de vida útil. Depois de concluir escavação da célula e instalação dos drenos de águas limpas, foi realizada grande parte da regularização do solo.
Em seguida, houve a instalação da geomembrana, novamente a cobertura com terra, implantação de drenagem e a construção de tubos de exaustão de gases. Esses últimos serão levantados conforme o local for recebendo o lixo. A próxima ação será a contratação de empresa para o monitoramento das células do aterro.