30 AGO 2017
Projetos esportivos da Prefeitura já atendem mais de 3.500 pessoas

Resgatar os espaços. Essa é a proposta da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), ao ocupar os locais públicos com atividades e, com isso, manter principalmente os jovens longe das ruas. Nesses primeiros meses de governo, vários prédios que há anos estavam desativados voltaram a atender a população. Atualmente 3.548 pessoas praticam as 19 modalidades esportivas oferecidas em 29 pontos da cidade.

As modalidades oferecidas pela Sedesp com intuito de atender pessoas de todas as idades são judô, jiu-jitsu, muaythai, ginástica, zumba, ritmos, karatê, yoga, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, futebol, xadrez, tênis de mesa, kung fu, capoeira, caminhada e corrida de rua.

De acordo com a Sedesp uma das principais metas era justamente colocar os espaços públicos a serviço da população e com isso oferecer atividades, tendo em vista que muitos desses pontos eram alvos de depredações e vandalismo, a exemplo do Centro Esportivo da Vila Nova Votorantim, que atualmente atende mais de 210 pessoas, além de prédios de Associações de Moradores que passaram a oferecer uma programação diária com atividades.

Inclusão

O atendimento aos portadores de autismo é uma novidade entre a programação da Sedesp. O secretário explica que foi procurado por mães do grupo TEAcolho Autismo e diante disso disponibilizou aulas de ginástica para mães e crianças, que acontecem no Centro Comunitário do Jardim Toledo. Além disso, está sendo formada uma turma para a prática de Jiu-Jitsu, no Ginásio do Mirante dos Óvnis.

Espaços em movimento

O espaço jovem do Vossoroca, onde também está instalada a Secretaria de Desporto, atende semanalmente cerca de 500 pessoas, com idade a partir de cinco anos, nas modalidades de judô, karatê, kung fu, capoeira, ginástica, zumba, caminhada e xadrez.

Outro espaço que também passou a receber atividades é o Centro Comunitário “Vital de Oliveira”, no Jardim Toledo, onde 250 pessoas estão participando das modalidades de judô, ginástica, ritmos e futsal.

O Ginásio de Esportes no Mirante dos Óvnis foi ativado e tem uma grade de atividades a exemplo de judô, jiu-jitsu, handebol e futsal, além receber jogos e horários agendados para a comunidade.

Locais e atividades

Para participar, basta comparecer aos locais e conferir as atividades oferecidas.  Cada espaço tem o dia e o horário de atendimento de acordo com a modalidade.

Entre os locais estão Espaço Jovem do Vossoroca; Centro Comunitário Jardim Toledo; Centro de Artes e Esportes Unificados, Jardim Cristal; Projeto Luar, Jardim Novo Mundo; Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi; Ginásio Esportivo Mirante dos Óvnis; Centro Esportivo “Antônio Polli”, na Vila Nova Votorantim; Quadra do Jardim Serrano, ao lado da Escola “Maria do Rosário Arcuri Oliveira Campos”; Centro Comunitário da Vila Garcia; Centro Comunitário do Parque Bela Vista; Escola Estadual “Selma Maria Martins Cunha”; Campo do Flamengo, no Vossoroca; Cermag, no Rio Acima; Campo do Jardim Clarice; Cefas; Green Valley, Centro Comunitário Barra Funda; Centro Comunitário, no Jardim Paulista; Centro de Atendimento Psicossocial; Sesi, grupo de terceira idade; Unidade de Saúde do Jardim Tatiana; Pista de Bicicross, no Parque Jataí; Apajusvo; Centre de Treinamento de Tênis de Mesa, na Vila Dominguinho; Praça de Eventos “Lecy de Campos” e projeto Social na Escola Municipal “Oscar Bento Mariano”, no Jardim Tatiana.

Mais informações podem ser obtidas junto à Sedesp, no Espaço Jovem do Vossoroca, à rua Pedro Rodrigues Ribeiro, 173, das 8h às 17h. O telefone é: 3243-1519.