17 MAI 2017
Prefeitura começa a implantar a geomembrana na quarta célula

Em continuidade às ações de regularização do Aterro Sanitário, situado às margens da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), a Prefeitura de Votorantim deu início nesta semana à implantação da geomembrana. A proposta é concluir a obra o quanto antes, para que o espaço receba a vistoria e liberação por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e com isso volte a receber diariamente todo o lixo coletado na cidade.

A medida faz necessária para que o aterro receba a quarta célula e cumpra todas as adequações exigidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Caso contrário, haveria interdição, o que poderia acarretar em multa que ultrapassa o valor de R$ 1,5 milhão.

A nova célula terá área de 11.500 m², com aproximadamente cinco anos de vida útil. Vale lembrar que, quanto menos material reciclável (garrafa pet, vidro, plástico, papelão e outros) for para o aterro, maior será a vida útil.

Depois de concluir escavação da célula e instalação dos drenos de águas limpas, foi realizada grande parte da regularização do solo. Desta forma, na terça-feira, começaram os serviços de instalação da geomembrana, que vem sendo realizados por funcionários da Prefeitura e também pela empresa fornecedora do material.

Conforme for avançando a instalação do material,  será colocada uma camada de 40 centímetros de terra sobre a geomembrana, para instalação das bases de concreto e drenos de chorume com tubos de saída de gases. Para concluir a célula, a regularização com outra camada de terra limpa sobre os drenos e bases, finalizando essa etapa e deixando preparada para o recebimento de lixo.

Além da regularização da quarta célula, o aterro também vai receber outras melhorias, como muro na entrada de acesso que já vem sendo construído, além da manutenção das vias do entorno.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), são quatro ruas que necessitam de manutenção constante pelo uso diário dos caminhões da coleta, continuidade do cinturão verde com plantio árvores no entorno das células concluídas, limpeza de sacolinhas nas telas de fechamento e plantio de grama nas laterais.

Haverá também a implantação de energia elétrica na portaria e iluminação interna das vias de acesso e, no aterro, implantação de uma balança para até 40 toneladas, para pesagem diária dos caminhões de lixo, fechamento com mureta e alambrados na área faltante, replantio de espécies no aterro velho e no novo, melhoria no sistema de drenagem das vias dentre outros serviços.