Preocupado com os problemas que os consumidores podem enfrentar com os produtos adquiridos para o Dia das Mães (14 de maio), o Procon de Votorantim está atento aos casos e faz um alerta para que as pessoas tenham diversos cuidados na hora de realizar a compra.
Uma dessas precauções é sobre as “vendas casadas” que algumas lojas fazem, conforme elucida o diretor do Procon local. “Recebemos nesses dias um caso de uma idosa contando que uma loja de eletrodomésticos colocou, sem perguntar, três seguros no produto adquirido. Quando a cliente foi quitar o carnê, três dias depois, o valor da mercadoria havia subido de R$ 1.800,00 para mais de R$ 3.000,00, por conta desses seguros”, explica.
Desse modo, o Procon de Votorantim já notificou a loja, requisitando o cancelamento dos seguros e ainda a devolução dos valores pagos pela compradora. A orientação é que o cliente sempre exija a nota fiscal e confira o que está descrito nela.
Em Votorantim, o Procon é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos (Senj), em parceria com a Fundação Procon-SP.
Outras orientações
No caso de defeitos, o fornecedor tem prazo de 30 dias para sanar o problema. Se não o fizer, o consumidor pode exigir a troca por outro produto novo; um abatimento proporcional do preço; o cancelamento da compra com a devolução de seu dinheiro, devidamente corrigido.
Mas se for um produto essencial, tal como geladeira ou fogão, o consumidor não precisa esperar pelo conserto e pode exigir imediatamente qualquer uma das três opções mencionadas.
Internet
Ao comprar pela internet, a orientação do Procon é de pesquisar sobre a loja virtual antes de fechar o negócio, buscando a procedência, idoneidade, endereço fisco, CNPJ da empresa e informação de quem já é cliente.
Além disso, para as compras pela internet, o cliente tem até sete dias para devolver o produto, independente de estar com problemas ou não, já que a mercadoria é negociada sem o consumidor vê-la de perto, garantindo a troca ou devolução neste prazo.