09 MAR 2017
Agentes da dengue promovem Levantamento Rápido de índice para Aedes aegypti

Os agentes de endemias da Secretaria da Saúde (Sesa) estão percorrendo os bairros da cidade para fazer o Levantamento Rápido de Índice (LIRA) para Aedes aegypti. A ação segue uma recomendação do Ministério da Saúde para que seja realizado nos meses de janeiro, março e outubro. Com isso antecipa o trabalho que seria realizado em julho.

Como nem todos os municípios fizeram a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no mês de janeiro, o ministério exigiu um levantamento nesse mês de março. O diretor do departamento de Vigilância em Saúde ressalta que "para nossa cidade essa ação é importante, pois estamos de forma continua com as equipes nas ruas e desenvolvendo ações para acabar com os criadouros do mosquito".

De acordo com o diretor, em janeiro o índice registrado foi de 5,6, considerado risco de epidemia. O que fez com que a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), fizesse um alerta à população e convocou todos os setores da sociedade a se engajarem na luta contra o mosquito Aedes Aegypti.

Nesta quarta-feira (08), os agentes de endemias percorreram as ruas do Parque São João, Jardim São Lucas e Vila Amorim. O trabalho é realizado em quadras e é realizado por amostragem e sistema de sorteio.

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) conta com os agentes de controle de endemias que realizam, permanentemente, as ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Os agentes realizam periodicamente visitas em Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas e funilaria e galpões de materiais recicláveis.

O Ministério da Saúde preconiza que o resultado da ADL ou LIRA, de 1 a 3,9 coloca o município em situação de alerta e superior a 4,0 risco de epidemia. Em 2016 o resultado da avaliação realizada em janeiro foi de 4,0; julho, 0,3 e outubro, 0,8. Neste ano o município não registrou caso de dengue. Em 2013 foram 263 casos; em 2014, 28; em 2015, 2.865 e em 2016, 43. Até o momento não houve na cidade registro de Chikungunya e Zika.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024