24 NOV 2016

CÂNCER DE MAMA
Carreta Mulheres de Peito já
atendeu mais de 400 pessoas

Estacionada na Praça de Eventos Lecy de Campos desde o dia 8, a Carreta Mulheres de Peito já prestou atendimento a mais de 400 pessoas até esta quarta-feira (23). O veículo, que oferece exame de mamografia de graça, fica em Votorantim até 10 de dezembro. Trata-se de uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Secretaria de Estado da Saúde.
O número de atendimento prestado até o momento – mais de 40 por dia – é considerado muito bom pela secretária de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes. Conforme ela, os exames de mamografia serão oferecidos até 7 de dezembro. Após esta data, a carreta vai realizar exames complementares como ultrassons, compressão, magnificação e perfil.
Todos os procedimentos são feitos por uma enfermeira e uma médica. São elas que avaliam os resultados e dão o encaminhamento necessário. Os objetivos da ação são promover a saúde e a prevenção ao câncer; realizar o diagnóstico precoce; tratar a lesão e reabilitar as pacientes.
O agendamento das consultas continua nas unidades básicas de saúde. As interessadas, a partir de 35 anos de idade, devem se dirigir a um dos postos munidas com o Cartão do SUS e com um documento de identidade com foto. “Vamos zerar a demanda por mamografia em Votorantim”, conclui Izilda.
O PROJETO
O Projeto Mulheres de Peito possui quatro unidades móveis equipadas com mamógrafo e aparelho de ultrassom que circulam o Estado realizando exames com a intenção de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama.
As carretas contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
Com cerca de um ano e meio de projeto, os veículos percorreram mais de 50 locais e municípios no Estado de São Paulo, entre eles: Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Itapevi, Rio Claro, Sorocaba, Bauru, Marília, Morungaba, Praia Grande, São Carlos e Avaré.
Nestas cidades, conforme a Secretaria de Estado da Saúde, foram realizadas 49 mil mamografias; dois mil exames de ultrassom; 300 biópsias e 50 mil mulheres foram avaliadas, sendo 700 encaminhadas a centros de referência para dar continuidade às investigações das alterações apresentadas nos laudos.
Carreta Mulheres de Peito - exames de mamografia
Local: Praça de Eventos Lecy de Campos – avenida 31 de Março, s/n°
Quando: Até 10 de dezembro
Agendamento: De graça, nas unidades básicas de saúde