19 JAN 2010
Gestantes de alto-risco recebem atendimento especial

Cuidar de gestantes de alto-risco requer atenção especial, para isso a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), desenvolve o Programa da Mulher, que visa um conjunto de ações. Um dos objetivos é fazer com que as pacientes com pressão alta, diabetes, tireóide, gestantes com menos de 18 anos e com mais de 40 anos, recebam tratamento específico. A meta é fazer com que esse grupo de pacientes receba melhor acompanhamento dos profissionais, que fazem o monitoramento do índice de mortalidade infantil e natalidade.

Com atendimento das 8 às 17 horas o programa funciona no Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança, situado a rua José Belini, 97, no Jardim Paraíso, onde as gestantes contam com equipamentos de ultrassom, cardiotocografia, entre outros. O encaminhamento do pré-natal de alto risco é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde e atualmente o ambulatório atende cerca de 40 pacientes por semana.

Nesta terça-feira (19), a gestante Juliana Cristina dos Santos, de 22 anos, grávida de 8 meses, foi uma das atendidas pelo Programa da Mulher.

“Estou muito satisfeita, aqui tenho toda a atenção de que necessito e assim fico mais tranquila. Tenho tireóide por isso a necessidade de um tratamento específico. Na primeira gestação não fiz o acompanhamento específico da doença e isso deve ter ocasionado o mesmo problema a minha filha que agora tem 4 anos”, disse a paciente.

Segundo a médica Sara Solha da rede municipal de saúde, o comprometimento da paciente é importantíssimo para uma boa gestação e o nascimento de um bebê saudável. “Procuramos observar o histórico da paciente, a questão da idade, se é hipertensa, ou ainda se perdeu um filho por malformação uterina, entre outros. Trabalhamos com o intuito de dar atenção especial, além de solicitar exames específicos, cuidados terapêuticos e profiláticos. Em casos específicos chegamos atender a paciente duas vezes na semana e se falta no mesmo dia a enfermeira entra em contato para saber o que ocorreu e remarcar a consulta”, comentou a médica obstetra.

Ela disse ainda que além do acompanhamento médico, elas fazem tratamento odontológico, recebem palestras sobre o preparo para o parto, cuidados com o bebê e planejamento familiar.