10 DEZ 2009
Sons dos animais auxiliam no aprendizado das crianças

Em busca de um aprendizado diferenciado para o gosto da leitura, a creche “Antonia do Rosário dos Santos”, no Jardim Araújo, desde o início do ano realiza um trabalho pedagógico que visa o desenvolvimento das crianças em vários aspectos como: físico, emocional, intelectual e cognitivo, através do projeto “Música de Cantos dos Animais”, o que resultou que cada uma das 120 crianças confeccionasse seu próprio livro.

A capa do livro foi produzida com material TNT colorido em formato 13 x 13 cm e internamente em folhas sulfite consta desenhos dos animais que convivem diariamente na creche. Em cada folha percebe-se a particularidade da criança e por meio de suas digitais deram forma aos personagens da história e finalizaram com um toque especial os desenhos impressos.

Para a unidade escolar trabalhar a música por meio dos sons dos animais foi essencial para alcançar um dos principais objetivos que é de despertar o prazer e o interesse pela leitura, além do respeito pelos animais e a valorização à diversidade.

A supervisora da creche, Sônia Maria Scarpanti, que atende a unidade escolar com crianças na faixa etária de 4 meses a 3,5 anos, conta como foi desenvolvido o projeto. “Aqui nós temos uma mini-fazenda e percebemos como elas gostam dos bichos, aproveitamos para estimulá-las nesse trabalho”.

Ela disse ainda que durante a confecção dos livros, as crianças aprenderam a ouvir, identificar, imitar e reproduzir os sons dos animais. “Todas ficaram encantadas em produzir os livros”, concluiu Sônia.