Votorantim alcançou a meta de alfabetização estabelecida para 2025 pelo Ministério da Educação. Os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que 59% das crianças do município estão alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.
O Indicador Criança Alfabetizada (ICA) expressa o percentual de estudantes que alcançam níveis adequados de leitura e escrita na idade esperada. É uma importante ferramenta de acompanhamento das aprendizagens e de qualificação das ações pedagógicas.
Nos últimos anos, o município evoluiu no ICA de 49% (2023) para 59% (2025). Esses resultados representam conquistas reais: crianças que avançam em seu processo de aprendizagem e ampliam suas possibilidades de participação no mundo.
Esse percurso é sustentado, sobretudo, pelo trabalho dos professores e das equipes gestoras. Diariamente, constroem experiências de leitura e escrita em sala de aula, e organizam, acompanham e fortalecem as práticas pedagógicas nas unidades escolares, respectivamente.
Paralelamente, a Secretaria de Educação mantém um acompanhamento próximo às escolas, por meio de visitas sistemáticas às unidades e da realização de formações com os coordenadores pedagógicos. O objetivo é a continuidade e a intencionalidade das ações em todo o Sistema Municipal de Ensino.
O prefeito de Votorantim, Weber Manga, ressalta que os resultados alcançados reafirmam um compromisso essencial: assegurar que todas as crianças tenham garantido o direito de aprender. “Ler e escrever constituem direitos fundamentais. Garantir que cada criança tenha acesso a esse direito, na idade adequada, é afirmar o valor da educação pública e o compromisso com o futuro”, comenta.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim