21 DEZ 2023
Sorteio define contemplados e suplentes do programa Realizar Votorantim
A Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap) sorteou os contemplados dos 101 lotes do Programa Habitacional Realizar Votorantim. O evento foi realizado nesta quarta-feira (20) no Ginásio Willian de Souza Ferreira, no bairro Mirante dos Óvnis, e transmitido ao vivo por meio do canal do YouTube da Prefeitura de Votorantim: abre.ai/hGWt.

O encontro também definiu uma lista de 303 suplentes. Esse grupo de pessoas será chamado, por ordem de sorteio, caso os contemplados não se enquadrem nos critérios do Programa Habitacional Realizar Votorantim.

A pessoa sorteada, para preencher os requisitos, precisa estar cadastrada no Programa “Morar Votorantim” da Cohap, residir em Votorantim há cinco anos ininterruptos até a data do sorteio, e não ter sido beneficiária anterior de nenhum programa de moradia. O indivíduo também deve comprovar renda máxima familiar de até 3 salários mínimos.

A lista completa dos contemplados e suplentes está publicada no site da Cohap (https://encurtador.com.br/cmpEL). A data limite dos 101 sorteados apresentarem os documentos comprobatórios na Cohap será 20 de janeiro de 2024.

A prefeita Fabíola Alves ressaltou que dois programas habitacionais estão em andamento em Votorantim. Além do Realizar Votorantim, o governo municipal também sorteou no início de dezembro os 16 beneficiários e os suplentes das casas populares da primeira fase do programa Vila do Aconchego - voltado a pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade e pessoas com deficiência (PcDs).

O sorteio dos lotes populares reuniu centenas de pessoas no ginásio do Mirante dos Óvnis. O processo foi feito eletronicamente e exibido em um telão montado na quadra.

O presidente da Cohap, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, destacou que o sorteio foi baseado no número da inscrição no cadastro. Os dados apareceram no telão ao lado do nome completo e da data de nascimento tanto do contemplado quanto do suplente.

A aposentada Marilda Aparecida Ribeiro Pereira, 63 anos, compareceu ao ginásio acompanhada pelo marido e pela filha. Antes do início do sorteio, a moradora da Vila Garcia disse estar ansiosa e confiante. “O coração está palpitando. É o sonho da minha vida conseguir a minha casinha. Se Deus quiser vai dar tudo certo”, comenta.

Quem não escondeu a emoção foi Roseli de Fátima Proença, 52 anos. A dona de casa vibrou após o nome da irmã, Márcia Aparecida de Proença, aparecer no telão como uma das sorteadas do Programa Habitacional Realizar Votorantim. “A minha irmã espera há mais de 20 anos esse momento, uma oportunidade dessa para ter uma casa. Esse é o presente de Natal que ela ganhou neste ano”, diz Roseli.

Na lista de suplentes foi sorteado o nome da tecnóloga em Marketing Digital, Amanda Aparecida Acca Pinto, 33 anos, também presente no ginásio durante o sorteio. “Espero por isso a vida toda”, desabafa.

Características do programa

O Programa Realizar é caracterizado por um contrato de aluguel social do terreno com opção de compra futura. Esse direito poderá ser exercido após 10 anos de residência contínua no local, com comprometimento máximo da renda de 30% com outros os custos da moradia (construção, tarifa de água e energia, e IPTU.

A pessoa sorteada receberá acompanhamento da ocupação do terreno (construção) através da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) da Cohap. Esse trabalho consiste de doação e aprovação de projeto legal, acompanhamento e orientação técnica à construção, cesta básica de materiais (quando aplicável), além de orientações e acompanhamento de ligações de água, esgotos e energia.

Fotos: https://encurtador.com.br/kxyGS
Crédito das fotos: Matheus Garcia / Prefeitura de Votorantim
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim e Laura Mazo (programa de estágio)