20 DEZ 2023
Votorantim conquista a certificação do Programa Município VerdeAzul
A pontuação é a melhor desde 2016, segundo dados Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo
Votorantim conquistou a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) do ciclo 2022/2023 ao alcançar 83 pontos e ficar em 16º lugar entre 65 cidades com população de 100.000 a 499.999 habitantes. A pontuação é a melhor desde 2016, segundo dados Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo.

A classificação de Votorantim neste ciclo 2022/2023 poderia ser ainda maior. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a cidade obteve 93 pontos de acordo com a avaliação técnica das informações fornecidas pelo município, mas 10 pontos foram descontados de passivos ambientais.

Os 83 pontos também deixaram Votorantim como a 5ª colocada da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), composta por 27 cidades. O município ocupou ainda o 6º lugar entre as 35 cidades pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê.

Votorantim subiu da 201ª posição em 2020 (nota 38,34) para a 95ª posição em 2021 (nota 75,06). O avanço correspondeu a 95,8% no ranking. Atualmente, a cidade ocupou a 61ª colocação (nota 83), um aumento de 85,2% em relação ao ciclo de 2021.

Entre 2022 e 2023, a Prefeitura de Votorantim realizou 47 ações relacionadas ao meio ambiente. Os trabalhos que se destacaram para a conquista da qualificação foram a recuperação de córregos e nascentes, arborização urbana, ações de educação ambiental, articulações e projetos ambientais.

Os trabalhos desenvolvidos pela Sema também focaram áreas de resíduos sólidos, esgoto tratado e biodiversidade. As ações incluíram ainda a estrutura e educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Sema, desenvolve o Programa Estadual Município VerdeAzul para a execução de políticas públicas estratégicas. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da cidade, com maior eficiência na gestão ambiental municipal.

O programa foi criado pela Semil do estado de São Paulo em 2007 com a intenção de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. O foco também é estimular a elaboração e execução de suas políticas públicas das cidades para o desenvolvimento sustentável.

As prefeituras com nota acima de 80 foram reconhecidas pelo exemplo ambiental e receberam o prêmio Município VerdeAzul no dia 19 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes. O evento teve a presença do governador do estado de São Paulo.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim