09 JAN 2023
Secretaria de Educação investe em tecnologia
Novos projetos, novas aquisições e reformas para garantir o melhor para os estudantes votorantinenses

Ótima qualidade do ensino. Foi com o foco neste objetivo que a Secretaria de Educação da Prefeitura de Votorantim (SEED) não poupou esforços para adquirir os melhores instrumentos para aperfeiçoar a didática e o conforto dentro da sala de aula no ano de 2022. Atualmente o contato com a tecnologia é inevitável, portanto a SEED fez questão de investir na compra de tablets e notebooks qualificando o espaço pedagógico. Foram distribuídos 700 notebooks para os professores e todo o quadro do magistério, 1620 tablets para os alunos e as salas de aula contaram com a instalação de lousas de vidro.
Materiais esportivos, novos mobiliários, brinquedos para playground e enxovais para creches são algumas das novas aquisições para a rede de ensino público de Votorantim. Além das unidades escolares agora contarem com ar condicionado, a Secretaria também investiu em 100 televisores de 65 polegadas e recebeu mais três novos ônibus do Governo do Estado para ampliar o transporte escolar. O objetivo é atender a todos, com o foco em entregar espaços completos para o ensino público do município.

Inclusão

Em abril, a Seed reservou uma semana de atividades para a conscientização sobre o autismo. Ações nas escolas, palestras on-line para os professores, e uma caminhada pelas ruas centrais do município. A caminhada teve um percurso de 650 metros e contou com a presença de profissionais da educação, pais de pessoas com o transtorno de espectro autista (TEA) e funcionários do Núcleo de Atendimento Especializado (NAEE).
Com o retorno das aulas presenciais, a Prefeitura de Votorantim reforçou o acolhimento aos alunos, depois de tanto tempo fora das salas de aula. Houve a contratação de psicólogos, assistentes sociais e professores de reforço para alunos com defasagem escolar e/ou dificuldades de aprendizagem.

Novos projetos

Em 15 de junho, a Seed lançou o programa Construindo Saberes. Evento realizado pela prefeita Fabíola Alves e pela secretária de educação, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira. Para desenvolver a autonomia do estudante, o trabalho em equipe e o senso de responsabilidade, a ação permite que o aluno permaneça na escola em tempo integral para realizar atividades extracurriculares, entre elas judô, teatro, capoeira e coral.
O Minha Terra Tem Encantos é outro programa para as crianças votorantinenses do ensino público, especificamente do 4° ano. O projeto faz visita aos pontos e atrações histórico-culturais de Votorantim, oferecendo apresentações lúdicas, interessantes e específicas para a idade. O projeto também tem participação da Secretaria da Cultura (Secult).
Inaugurado em dezembro de 2021, o Núcleo de Atendimento Especializado (Naee), teve bons números no último ano. Em 2022, o Núcleo atendeu mais de 230 crianças, sendo um serviço de apoio às escolas e funcionando a contraturno, com atendimento de uma equipe multiprofissional (psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos).

Reformas

Melhorias e novas instalações na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Izabel Fernandes Pedroso. Troca de todas as portas, lâmpadas e fechaduras, trazendo maior segurança aos profissionais e alunos. Instalação das lousas de vidro, substituindo as lousas de quadro negro, evitando o contato com giz e minimizando problemas alérgicos ocasionado pelo produto.
Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Antonio do Rosário dos Santos e Fernanda Rosa Bueno, também passaram por reformas e conserto. Foram revitalizadas as pinturas das partes internas e externas dos dois locais, troca de pisos e telhas quebradas. Foi refeito o calçamento do concreto dentro e fora dos locais da creche Antonio do Rosário dos Santos. Também foi instalado um corrimão na rampa de acesso da parte inferior da creche Fernanda Rosa Bueno, e feito o conserto de pingadeiras e a construção de uma cobertura na entrada da escola.
"A Secretaria de Educação da Prefeitura de Votorantim dedicou-se o ano todo para trazer novos investimentos, ampliar a qualidade e acessibilidade ao ensino, fazer revitalizações em unidades necessárias e novos projetos, como a construção de uma nova creche no Jardim Clarice. O município conta com todas as unidades escolares dedetizadas, com suas caixas d’água limpas e roçagem em dia. Em 2023, a Seed continuará trabalhando diariamente para manter o alto nível nas redes de ensino público de Votorantim", garante a secretária Suad.

Autor: João Torres, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano