13 DEZ 2022
Fabíola inaugura a Fatec, primeira faculdade pública de Votorantim

A primeira unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) foi inaugurada na manhã desta terça-feira pela prefeita Fabíola Alves e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Caetano. A inauguração aconteceu na sede da nova faculdade, na Vila Protestantes.
A unidade oferecerá dois cursos: Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma, com 40 vagas cada um. “A unidade de Votorantim será uma das únicas com o curso mais moderno que temos, o de desenvolvimento de software multiplataforma”, explica a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
As disciplinas que serão aplicadas foram escolhidas por meio de um estudo de demanda feito na cidade com a Prefeitura de Votorantim e empresas da região. Atualmente, a unidade está com apenas dois cursos, mas futuramente serão implantados outros três: Construção Civil – Edifícios, Controle de Obras e Redes de Computadores. Segundo o secretário de desenvolvimento econômico do Estado, Bruno Caetano, outros podem ser inseridos. “Os técnicos do Centro Paula Souza acompanham as demandas regionais e por mão-de-obra, no futuro, se a vocação da cidade alterar a gente também altera e traz para a cidade”, afirmou o secretário.
Esta é a 76ª unidade entregue e a primeira faculdade pública gratuita da cidade. “É uma alegria esse momento, também revive o sentimento de independência conquistado pelos vanguardeiros e vemos o quanto Votorantim está se tornando reconhecida”, comentou a prefeita da cidade, Fabíola Alves.
"Esta é a primeira escola de ensino superior pública de Votorantim, é uma importância enorme para a cidade e para a região. A cada 10 alunos que estudam aqui, nove já saem empregados”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, que representou o governador Rodrigo Garcia.
O Estado investiu cerca de R$ 2,9 milhões para a compra do mobiliário e equipamentos, infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e a manutenção da Fatec. Coube à prefeitura alugar e adequar o imóvel que abrigará a unidade.
Com 5.621,94 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, o prédio tem 19 salas de aula, espaço para 18 laboratórios, sala de integração criativa com espaço maker, biblioteca, auditório para 120 pessoas e 5 salas administrativas, entre outros ambientes.

Vestibular

As inscrições para o vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Votorantim estão abertas até às 15h desta quinta-feira (15 de dezembro). Os cursos oferecidos são gratuitos. Os aprovados no processo seletivo iniciarão o curso no 1º semestre de 2023. A data da aplicação da prova está prevista para o dia 8 de janeiro, às 13h.
Os interessados podem fazer a inscrição por meio do link a seguir: https://bityli.com/cvHlpmH. Mais informações estão disponíveis no site da instituição, junto com um “Manual do candidato”.
A taxa de inscrição é no valor de R$ 91 e pode ser paga até as 15h do dia 15 de dezembro, em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto gerado no ato da inscrição eletrônica ou via internet, por meio do banco do candidato ou ainda por meio da ferramenta getnet disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano