12 AGO 2022
Cuidados na hora das compras do Dia dos Pais
A Senj orienta buscar informações sobre a política de trocas do estabelecimento, já que alterações de modelo, cor e tamanho não são obrigatórias
A escolha do presente para alguém que amamos é uma tarefa anual e prazerosa, mas que às vezes pode se tornar uma dor de cabeça. Por isso, a Secretaria de Negócios Jurídicos de Votorantim orienta alguns cuidados para este momento.
O secretário da pasta, Henrique Aust, diz que é necessário cautela e responsabilidade. “Evite comprar por impulso e analise o impacto e comprometimento do orçamento familiar”.
Antes de comprar, o secretário orienta a buscar informações sobre a política de trocas do estabelecimento, já que alterações de modelo, cor e tamanho não são obrigatórias.
Outra dica é dar preferência a compras na opção “à vista”. Caso não seja possível, verificar as taxas de juros antes de efetivar o parcelamento, evitando aborrecimentos futuros. Também deve-se suspeitar de preços muito abaixo do mercado. Na maioria das vezes, isso pode indicar fraudes e golpes.

Compras digitais e online:
É importante analisar se a empresa possui endereço físico, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, também, canais de atendimento ao consumidor. Pesquisar e comprar o produto nos próprios sites das lojas é mais seguro do que  por meio de publicidades e propagandas que aparecem em redes sociais. Outra dica de Aust, é verificar a autenticidade da página. “Observe o cadeado na barra de endereços antes de enviar os dados para o pagamento”, explica.
A unidade do Procon em Votorantim fica localizada na rua Albertina Nascimento, nº 225, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e de 13h30 às 16h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (15) 3243-4201.
Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano