04 JUL 2022
Zoonoses realiza mais de 17 mil visitas na ação contra a dengue
Mesmo com essas visitas o número de recusas por parte dos munícipes ainda é grande
No primeiro semestre de 2022, o Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim realizou 17.693 visitas na ação contra a dengue. Porém, o número de recusas dos munícipes em permitir as visitas nas residências ainda é alto. De janeiro a junho deste ano, a quantidade de casas em que os agentes foram impedidos foi de 2.614.
O trabalho da equipe é de bloqueio e controle de criadouros e nebulização, além de orientações aos munícipes. O objetivo é eliminar as larvas e os mosquitos que já são adultos.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) ressalta que todos os agentes da Zoonoses são devidamente identificados com crachá e uniforme. Além disso, ainda é disponibilizado o número 3243-3807 para esclarecimentos de dúvidas dos munícipes e pedidos de confirmação da visita dos agentes.

Número de casos
 As recusas dificultam o trabalho de contenção contra o mosquito Aedes aegypti, pois a partir do aparecimento de um paciente positivo de dengue, a possibilidade de infecção de outras pessoas é alta devido à incidência de mosquitos na cidade.
O número de casos confirmados deste ano assusta quando comparado ao ano passado, que finalizou com 326 casos positivos. Enquanto no primeiro semestre deste ano já foram contabilizadas 1.603 notificações, das quais 594 foram confirmados a doença.

Prevenção
A Zoonoses reforça as dicas de prevenção para o combate ao mosquito transmissor da dengue. O ideal é retirar ou furar pratos de plantas, manter a caixa d'água bem fechada, vedar ralos e vasos sanitários sem uso, limpar diariamente bebedouros de animais, guardar pneus, latas e garrafas em local coberto e retirar materiais inservíveis dos quintais.
 O Centro de Controle de Zoonoses realiza diariamente diversas ações para o combate à dengue. O órgão fica localizado na avenida Santo Antônio, na Barra Funda, ao lado do cemitério São João Batista. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Autor: Fernanda Sena, programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano