14 MAR 2022
Naee de Votorantim vira modelo para representantes da Prefeitura de Ibiúna
Comitiva formada por profissionais de educação veio conhecer a estrutura da unidade

Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Ibiúna estiveram em Votorantim nesta segunda-feira (dia 14 de março) para conhecer o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee). O objetivo da comitiva foi conhecer as estruturas física e de atendimento para implantar o serviço na cidade, integrante da Região Metropolitana de Sorocaba.

A visita foi comandada pela titular da Secretaria de Educação de Ibiúna, Rosa Cláudia Bello de Oliveira Silva. Ela esteve acompanhada por outros quatro profissionais da pasta.

O Naee foi apresentado aos visitantes pela secretária de Educação de Votorantim, Suad Aparecida Ribeiro de Oliveira. Os profissionais de Ibiúna conheceram as dependências do prédio e a forma de atendimento às crianças.

Segundo Jessilene Simões Sanches, diretora da divisão de Educação Especial de Ibiúna, o modelo implantado em Votorantim é parecido com o que o governo almeja colocar em prática na cidade. “Gostei muito. Acho que vamos trabalhar nos mesmos moldes”, diz Jessilane.

O Naee de Votorantim é voltado para a prestação de serviços contínuos de avaliação e assistência psicoeducacional, apoio técnico e atendimento por equipe multidisciplinar. O trabalho é desenvolvido no contraturno escolar para alunos com deficiência, transtornos e com dificuldades acentuadas de aprendizagem.

Atualmente, 53 crianças já são atendidas no Naee. Outras 43 estão em processo de avaliação para serem inseridas no programa.
A unidade é a primeira de Votorantim, com atendimento gratuito, voltada aos alunos do sistema municipal de ensino. Os estudantes com dificuldade de aprendizagem são atendidos e acompanhados por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas educacionais, psicopedagogos e fonoaudiólogos.

A sede do Núcleo funciona na rua José Belini, 97, no Jardim Paraíso, em Votorantim. O prédio tem quatro andares e pertence à Secretaria Municipal de Educação.
Autor: Giuliano Bonamim