11 JAN 2022
Estádio sede da Copa Votorantim de Futebol Sub-15 foi inaugurado por Friedenreich

O evento foi realizado em 28 de setembro de 1924 com um jogo entre Savoia x Paulistano

O principal palco da Copa Votorantim de Futebol Sub-15 recebeu há 98 anos uma lenda do esporte: Arthur Friedenreich, considerado o maior jogador brasileiro do período amador. O atleta integrou a delegação do Club Athletico Paulistano na inauguração do campo do Savoia, atual Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri.

A partida foi realizada em 28 de setembro de 1924, no então distrito de Votorantim, pertencente a Sorocaba. Dez anos antes, Friedenreich havia disputado o primeiro jogo da história da seleção brasileira, diante do Exeter, da Inglaterra. Em 1919, venceu o Sul-Americano ao marcar o gol da vitória diante do Uruguai. A conquista é considerada o primeiro grande título do Brasil no futebol.

Friedenreich participou da inauguração do estádio em Votorantim aos 36 anos de idade e com uma bagagem de títulos no futebol. O jogador era um dos destaques do Paulistano, considerado naquela época um dos melhores times da América do Sul.

O Paulistano foi a equipe convidada para enfrentar o Sport Club Savoia, fundado por imigrantes italianos no distrito de Votorantim em 1º de janeiro de 1900. A equipe, 42 anos depois, em virtude da Segunda Guerra Mundial, mudou o nome para Clube Atlético Votorantim.

O jogo

A partida entre Savóia x Paulistano terminou empatada em 4 a 4. A equipe da casa entrou em campo com Emilio; Pacheco, Luiz; Zeca, Savoia, Alcino; Isaltino, Quilim, Paulo, Nenê e Japão. Os titulares do time visitante foram Tidoca; Clodoaldo e Caetano; Villela, Nondas, Abbate; Formiguinha, Mario, Friedenreich, Seixas e Netinho.

Segundo reportagem de Fortunato Amaral, publicada em 30 de setembro de 1924 no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, a partida teve início às 16h15. Logo no primeiro minuto, Mario abriu o placar para o Paulistano.

O empate do Savoia veio com Clodoaldo, com um gol contra. O time da casa virou com Japão e ampliou para 3 x 1 ainda no primeiro tempo com Isaltino.

Na segunda etapa, o Paulistano reagiu com Mario e Netinho. Formiguinha virou para a equipe de São Paulo, mas no último minuto veio o empate do Savoia com Paulo.

Na preliminar, o segundo time do Savoia venceu o Germânia pelo placar de 4 a 1. O elenco vitorioso era formado por funcionários do escritório central da S.A. Fábrica de Votorantim.

Mudança de nome

O Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri passou a ter essa denominação após a Câmara de Votorantim aprovar e o prefeito João Souto promulgar em 23 de junho de 2000 a lei que alterou o nome do espaço esportivo. A área fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, centro, ao lado do terminal de ônibus.

Autor: Giuliano Bonamim
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024