06 ABR 2023
Saúde promove passeio com pacientes dos Caps de Votorantim
O objetivo foi promover a reabilitação dos frequentadores dos Centros de Atendimento Psicossocial

O processo de reabilitação, apropriação dos espaços públicos, socialização e integração comunitária foram os objetivos de um passeio feito por 56 pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Votorantim no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba. A ação, realizada no fim de março, envolveu o acompanhamento da equipe técnica da unidade, que conta com profissionais da saúde, assistente social e professor de educação física.

O Caps II foi o primeiro grupo a ir ao zoológico. O passeio envolveu 38 pessoas, sendo 20 delas pacientes adultos, entre 20 e 60 anos.

O segundo dia de visita teve um piquenique para os pacientes do Caps IJ. Os 18 visitantes, entre 6 e 17 anos, ficaram curiosos com o serpentário e empolgados com o tigre. Eles foram acompanhados por seus responsáveis e pela equipe técnica do centro.

A assistente social Milene do Amaral Gonçalez acompanhou os dois dias de visita. “Atividades assim são de extrema importância na saúde mental, na infância, na juventude e na vida adulta, pois reforça a prática da reabilitação psicossocial, promovendo apropriação dos espaços públicos, socialização e integração comunitária. Além do entretenimento, educação, aprendizado e muito divertimento”, conta.

Votorantim tem três unidades do Caps. Elas se constituem nas modalidades Caps II, que atende a pacientes com transtornos mentais a partir de 18 anos, Caps AD, para pacientes dependentes de álcool e drogas, e Caps IJ, para crianças e adolescentes com até 17 anos.

Caps II
Endereço: rua Adolfo Campioni, 97, Jardim Icatu.

Caps AD
Endereço: rua Monte Alegre, 298, centro.

Caps IJ
Endereço: rua Augusto Jesuino Bauch, 56, centro.

Fotos: https://bit.ly/436pRv2
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim