31 JAN 2023
Defesa Civil coloca Votorantim em estado de atenção para chuvas
No intervalo de 48 horas, foram registrados 107 milímetros de precipitação na cidade
A Defesa Civil colocou Votorantim em estado de atenção para chuvas. No acumulado de 48 horas, choveu 107 milímetros na cidade. Nas últimas 24 horas, o número foi de 60 milímetros.

O estado de atenção ocorre quando o município registra ao menos 80 mm de chuva em três dias. Essa classificação indica risco de deslizamentos de terra, quedas de muros, além de eventual inundação.

Na madrugada desta terça-feira (31), a Defesa Civil de Votorantim interditou temporariamente um imóvel situado na rua Carmelina Garcia, na Vila Garcia. A forte chuva provocou o desabamento de parte do muro e da cobertura da garagem da residência. Três pessoas moram no local e não ficaram feridas.

O incidente foi registrado por volta da 1h da madrugada. O Corpo de Bombeiros foi acionado em conjunto com a Defesa Civil.

Os moradores da residência foram orientados a deixar o imóvel, pois havia risco da queda de outra parte do muro. O local foi isolado pela Defesa Civil.

Dicas de segurança

Em períodos de chuvas intensas, é importante que a população fique atenta a algumas dicas de segurança. A Defesa Civil informa que, caso o nível de água esteja subindo, a pessoa deve procurar um lugar seguro. Evite deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza.

Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados. Há risco de choque elétrico e curto-circuito. Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

A Defesa Civil de Votorantim pode ser acionada por meio dos telefones 153 ou (15) 3343-4682. O atendimento acontece 24 horas por dia.
Autor: Giuliano Bonamim