17 SET 2021
Secretaria do Meio Ambiente implanta ´Espaço Árvore´ em Votorantim
O trabalho será executado em todos os 111 prédios públicos da cidade e faz parte do Programa Município VerdeAzul

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), implantou o "Espaço Árvore” na cidade. O projeto foi estabelecido para adequar as aberturas permeáveis de árvores já existentes nas calçadas de prédios públicos municipais, criando novos espaços adequados e o plantio de mais árvores nativas.

A ação tem como objetivo melhorar as condições de desenvolvimento das árvores urbanas, com base em princípios de planejamento arbóreo. O procedimento faz com as árvores fiquem mais resistentes e contribuam com a melhoria da qualidade de vida no município.

A Secretaria do Meio Ambiente explica que aumentar a abertura de parte das calçadas destinada às árvores faz com que elas cresçam mais sadias e fiquem menos propensas a doenças. Isso também impede que galhos e troncos fiquem fracos e caiam, podendo causar acidentes.

Vale lembrar que as calçadas permanecem com o espaço adequado para a livre circulação de pedestres e cadeirantes.

Desde quarta-feira (15), a secretaria vem instalando pequenas placas nos locais onde está sendo realizado o projeto. Nos avisos constam a identificação da espécie arbórea, nome popular e científico, coordenadas geográficas e um QR Code para que as pessoas possam acessar, virtualmente, a cartilha de arborização urbana de Votorantim.

Pelo QR Code também é possível conferir métodos de plantio, benefícios da arborização e indicação de espécies nativas adequadas ao plantio urbano. Podem ser consultadas, ainda, informações sobre doação de mudas, podas, cortes, espécies exóticas e invasoras, queimadas, entre outras.

O prédio da Prefeitura de Votorantim foi selecionado como o “Espaço Árvore” modelo na cidade. No local, além das placas de identificação das árvores, foi instalada uma placa maior com o QR Code para atrair mais a atenção do público sobre os benefícios da arborização urbana.
VINCULADOS À PÁGINA:
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021