11 SET 2017
Prefeitura retoma coleta de lixo no final de outubro

Depois de regularizar o aterro, frota municipal e condições dos

servidores, o serviço voltará a ser operado pelo município

A Prefeitura de Votorantim vai retomar a Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos (lixo) na cidade a partir do dia 26 de outubro, quando vence o contrato emergencial com a Sanepav. A medida foi necessária para a administração implantar a quarta célula no aterro municipal, realizar a manutenção da frota de caminhões e reorganizar os cargos que estavam atuando em desvio de função, os quais geravam um número excessivo de horas extras.

O contrato emergencial passou a vigorar a partir do dia 1º de maio, quando os funcionários não concordaram com a reorganização do sistema. A partir de então a Prefeitura, tendo em vista a não implantação da quarta célula pelo governo anterior, resolveu por cumprir as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), concluindo o novo espaço além de regularizar as células anteriores.

Sendo assim, a quarta célula voltou a operar no dia 16 de agosto. Durante esse período de implantação o lixo estava sendo levado para outro município. A nova célula está numa área de 11.500 m², com aproximadamente cinco anos de vida útil. Depois de concluir a escavação da célula e instalação dos drenos, foi realizada grande parte da regularização do solo. As células anteriores, 1ª, 2ª e 3ª, também passaram por manutenção e estão em fase final de regularização.

Dos seis caminhões da coleta, quatro deles já passaram por manutenção e outros dois estão em fase final de reparos.