25 MAI 2016
Drone segue sobrevoando bairros para combater o Aedes aegypti

Mesmo com a queda na temperatura, o que diminui os casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua o trabalho de combate e prevenção ao mosquito vetor da dengue, zika vírus e chikungunya. Nesta sexta-feira (27), por exemplo, se não estiver ventando forte, o drone que reforça a ação vai sobrevoar alguns bairros da cidade.

A aeronave começou a ser utilizada em 15 de abril. Na ocasião, o trabalho foi realizado no Jardim Paulista e na Vila Garcia. Com o objetivo de identificar focos do Aedes aegypti em quintais de casas abandonadas ou para locação, áreas particulares e terrenos baldios, o drone já sobrevoou também os bairros Itapeva, Jardim Serrano, Vila Dominguinho e Vila Nova. São locais onde a equipe de controle de endemias não tem acesso,

A ação é executada pela prefeitura, em parceria com a Voo Drone, empresa de Sorocaba especializada neste tipo de serviço e que observa todas as normas exigidas pela Secretaria de Aviação Civil. Até o momento, cerca de 40 imóveis já foram sobrevoados pelo equipamento.

Após o mapeamento aéreo, se a equipe de Secretaria de Saúde de Votorantim identificar possíveis focos do mosquito ou recipientes que possam acumular água, o dono é notificado pela Secretaria de Negócios Jurídicos para, num prazo determinado, providenciar a limpeza do local, sob pena de ser multado.

O DRONE

A contar desta sexta-feira (27), o drone vai sobrevoar os bairros da cidade, conforme cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde, por mais três fins de semana. Se houver a necessidade, o contrato com a empresa Voo Drone pode ser renovado.

A aeronave não tripulada, projetada originalmente com objetivos militares, utiliza tecnologia semelhante aos carros de controle remoto. O equipamento à disposição da prefeitura pode atingir até 120 metros de altura e voar a 60 quilômetros por hora.

Com cerca de 40 centímetros de diâmetro, o drone possui câmeras para filmagem e fotografia em alta definição, sensor de GPS, também voa usando as coordenadas do Google e rastreia até 22 satélites.

O objetivo da Prefeitura de Votorantim é agilizar a limpeza nas casas e terrenos, onde o acesso da equipe de combate a endemias é impedido, para evitar uma epidemia de doenças causadas pelo Aedes aegypti.