31 DEZ 2015
Meninos de cabeça boa

Seleção de Votorantim apela, pela primeira vez, a uma psicóloga para trabalhar o comportamento dos jogadores dentro e fora de campo

A Seleção de Votorantim segue em intensa preparação para a 21ª Copa Brasil de Futebol Infantil. Dentro de campo, os trabalhos são comandados pelo técnico Vinícius Ferreira e fora dele pela coach Valquiria Pinto. Pela primeira vez, a equipe procurou pela profissional para avaliar o comportamento dos 20 jogadores que compõem o elenco.

Formada em psicologia, Valquiria tenta identificar nos atletas fatores emocionais que possam afetar no desempenho dentro de campo. O principal deles, acrescenta, são os problemas familiares. Assim, procura minimizá-los trabalhando a parte cognitiva – percepção, atenção, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

Valquiria, que ministra palestras, participa de conferências e dá aulas de formação em recursos humanos, realizou trabalho semelhante em Minas Gerais e até mesmo na Europa. “Em Votorantim estamos aplicando a psicologia no desporto pela primeira vez”, ressalta.

Ela acredita que a iniciativa pode contribuir na campanha da equipe na Copinha Brasil. “O trabalho de orientação psicológica deve estar voltado ao sucesso e à superação do atleta, visando sempre a máxima eficiência em suas performances”, explica. “A psicologia investiga, analisa, auxilia e se interessa pelas causas e efeitos dos fatores psíquicos que ocorrem com os atletas.”

O técnico Vinícius Ferreira aprova o trabalho desenvolvido pela coach. Conforme ele, a ideia é deixar o jogador focado na partida. Além disso, a psicologia, acrescenta, ajuda o atleta a assimilar melhor as orientações passadas por ele antes e durante o jogo.