08 ABR 2015
Cursos gratuitos de culinária e nutrição são elogiados por alunos

Os cursos gratuitos de culinária e nutrição dos programas “Alimente-se Bem” e “Sabor na Medida Certa”, oferecidos pela Prefeitura de Votorantim, em parceria com o Sesi, seguem a todo vapor. Nesta terça-feira (7), teve a segunda aula do “Sabor na Medida Certa: Nutrição e Culinária para Obesidade”, com 30 alunos (capacidade máxima), entre eles homens, mulheres, jovens e idosos, na carreta do Sesi, que é equipada com cozinhas didáticas, eletrodomésticos e utensílios, localizada no estacionamento do Auditório Municipal “Francisco Beranger.

Os cursos do “Sabor na Medida Certa” são ministrados pela técnica em alimentos, Maristela Félix Nicacio. Ela destaca que, nas quatro horas de cada módulo, serão passadas técnicas e práticas para uma alimentação saudável, principalmente para quem tem doenças crônicas não transmissíveis.

A vendedora Gisele de Fátima Patrocínio Pedro, por exemplo, se inscreveu em três módulos do “Sabor na Medida Certa”, sendo o de obesidade, diabetes e hipertensão para aplicar a alimentação adequada no dia a dia e ter qualidade de vida. “Adquirimos informações aqui que nem o médico nos passa”. Tem a mesma opinião a dona de casa Sandra dos Santos Camargo, que fez questão de se cadastrar em todos os cursos do “Sabor na Medida Certa” oferecidos. “Sou hipertensa e diabética, então é uma oportunidade e tanto para melhorar minha alimentação.”

Quem já fez saladas, arroz caipira aprendido no “Sabor na Medida Certa” e descobriu como reutilizar as cascas dos legumes e frutas, dentro do programa Alimente-se Bem”, é a dona de casa Dirce do Nascimento Terra. “Eu amo culinária, me inscrevi em todos os módulos do programa, e todos com quem converso estão adorando”, revelou.

E se engana quem pensa que homens não se interessam pela gastronomia, como é o caso do aposentado Ariovaldo Paes de Camargo e do funileiro Romário de Souza, que ambos se cadastraram em todos os cursos. “Queremos ter qualidade de vida e perder o medo de tentar cozinhar”, disseram.

Conforme a programação, dentro do programa “Sabor na Medida Certa”, voltado à alimentação específica, ocorrerá ainda a Nutrição e Culinária para Colesterol Alto, no dia 8 de abril, das 9h30 às 11h30; Nutrição e Culinária para Hipertensão, 9 de abril, das 9h30 às 11h30; Nutrição e Culinária para Diabetes, 13 de abril, segundas-feiras, das 14h às 16h e Nutrição e Culinária para Obesidade, 14 e 16 de abril, terça e quinta-feira, das 9h30 às 11h30.

Já os cursos do programa “Alimente-se Bem”, que ensinam sobre o aproveitamento total dos alimentos, incluindo folhas, cascas e sementes, será ministrado, sempre das 14h às 16h, com temas diferenciados.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024