15 JAN 2010
Alfabetização: uma ação positiva

Objetivando a incluso social, reforar a compreenso e interpretao das palavras obtidas pelos textos e incentivar a auto-estima, a prefeitura de Votorantim atravs da Secretaria de Educao por meio do Departamento de Ensino Supletivo e Profissionalizante iniciou no dia 04 de janeiro o curso de alfabetizao do programa Brasil Alfabetizado do governo federal, direcionado aos integrantes que fazem parte dos cursos de jardinagem e construo civil do Programa Reintegrar da Secretaria de Cidadania e Gerao de Renda da Prefeitura.

O curso freqentado por 21 alunos na faixa etria de 30 a 60 anos, eles so de vrias localidades como Vila Garcia, Vila Amorim, Jardim Novo Mundo, Jardim So Luis, Jardim So Lucas, Vossoroca, Karaf, entre outros. A turma conta com aulas de segunda a sexta-feira, das 16h30 s 18h30, no salo paroquial da igreja matriz So Joo Batista e Imaculada Conceio, no centro.

O curso ministrado pela professora Deize Helena Del Mora, para ela o mtodo de alfabetizao simples e explica. s dar condies aos alunos de pensar e argumentar suas opinies, referente s transformaes pessoais e sociais que ocorrem no seu dia-a-dia, preparando-os para que busquem sua autonomia e cidadania sempre respeitando seus direitos e sua cultura, disse a professora e completa. Trabalho muito a leitura e a escrita partindo de formao de frases, palavras, letras e slabas, atravs de notcias de jornais e textos selecionados, concluiu a professora. Para ela o segredo ser paciente, amigo do aluno motivando-o a aprender despertando seu interesse e curiosidade pelo saber.

O aluno Aparecido Bueno da Silva de 60 anos comenta o quanto as aulas esto acrescentando em sua vida. Estou gostando muitos, elevou minha auto-estima, estou com mais perspectiva para o mercado de trabalho. O aprendizado vai me ajudar muito. Sou pedreiro h 40 anos e sempre tive dificuldade para interpretar um desenho civil de uma planta residencial, agora entendendo as palavras fica mais fcil, disse Aparecido que presidente da Associao de Moradores da Vila Nova Votorantim.

Outra aluna que demonstra satisfao Nadir Bueno de Oliveira de 49 anos. No tive a oportunidade de freqentar a escola na infncia porque morava em stio no Paran, lugar de difcil acesso a uma escola e na juventude casei e procurei me dedicar famlia, assim o sonho do aprendizado foi adiado mais uma vez, contou. Ela disse ainda que a vontade de aprender era tanta que s vezes sua filha de 8 anos ensinava alguma coisa, mas o melhor foi quando comeou a freqentar o curso de alfabetizao. Com as aulas vou superar minhas dificuldades principalmente em pegar um nibus e com a ajuda da professora vou realizar um sonho de aprender ler um livro. Nadir casada tem 5 filhos e mora no Jardim Primavera.

Saiba mais

O Brasil Alfabetizado desenvolvido em todo o territrio nacional, com o atendimento prioritrio a 1.928 municpios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam na regio Nordeste. Esses municpios recebem apoio tcnico na implementao das aes do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

O objetivo do programa contribuir para a universalizao do ensino fundamental, promovendo o apoio s aes de alfabetizao de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024