A Secretaria de Finanças foi representada por duas agentes fazendárias no curso “Integridade na administração pública e compliance empresarial”. O evento, realizado no dia 13 de maio na capital paulista, foi promovido pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
A participação das agentes tem relação com o objetivo da Secretaria de Finanças em buscar medidas de integridade com vistas a assegurar a governança no processo digital. A pasta tem implantado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e seu uso tramitará todos assuntos do Município de Votorantim. Diante disso é importante medidas de integridade e ética para probidade administrativa quanto ao sigilo dessas informações.
A aula magna do curso foi conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. Foi abordado a necessidade de uma gestão pública sustentada pela cautela e pela prudência.
Em relação ao SEI, os analistas de sistemas lotados na Secretaria de Finanças já iniciaram cursos na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sobre o tema.
O datacenter iniciou seu funcionamento e está em fase de testes de utilização do SEI.
O uso de um processo digital implica em uma ruptura cultural, de modo a resguardar o interesse público, sobretudo a integridade e com uso de medidas éticas.
Votorantim é uma das primeiras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a ter celebrado o acordo de cooperação técnica para a utilização do SEI. A ferramenta de gestão documental desenvolvida pela Federal da 4ª Região permite transferir os processos administrativos para o meio eletrônico.
Por meio da ferramenta, a tramitação de expedientes será realizada em ambiente virtual. O processo será feito desde a criação, a edição e a assinatura, até o armazenamento.