25 ABR 2024
Prefeitura fará plantio de árvores em quatro avenidas de Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizará em maio o plantio de aproximadamente 185 novas árvores nativas nas avenidas Luiz do Patrocíno Fernandes, Octávio Augusto Rangel, Reverendo José Manoel da Conceição e Moacyr Oseas Guitte. As espécies arbóreas selecionadas são: manacá-da-serra, pitangueira, manacá-de-cheiro, pau-fava, palmeira-jerivá, ipê-amarelo e ipê-branco.

As árvores possuem portes adequados para não comprometerem a fiação elétrica aérea. Os exemplares também não danificarão as calçadas e as estruturas físicas ao redor dos pontos de plantio.

As espécies arbóreas desempenharão importantes benefícios à sociedade e à natureza, como a redução da poluição devido aos processos de oxigenação, diminuição da poluição sonora reduzindo os ruídos das grandes cidades, diminuição da temperatura, sombreamento e manutenção da umidade relativa do ar. As árvores ainda auxiliarão na conservação do asfalto, interceptação e absorção da água da chuva, redução na velocidade dos ventos, valorização visual e ornamentação do espaço urbano, conservação da flora, entre outras contribuições.

Um panfleto informativo foi elaborado com informações da ação. O conteúdo pode ser acessado por meio do endereço eletrônico https://l1nk.dev/WUnyN. O plantio das 185 árvores vai de encontro com o pactuado com o Ministério Público (TAC nº 10/2001).

Após os novos plantios, as árvores com maiores comprometimentos serão retiradas e substituídas por espécies adequadas. Os exemplares que já foram cortados serão novamente implantados, incrementando a arborização urbana do município, tanto em quantidade quanto em qualidade.

A Sema realiza diversas ações de plantio em Votorantim, principalmente de espécies nativas frutíferas. Os exemplares têm potencial para a alimentação da fauna, disseminação de sementes e atração da população para convívio junto à natureza.

Desde 2021, a Sema efetuou o plantio e a doação de aproximadamente 9 mil árvores em Votorantim. Para a retirada das mudas gratuitamente, é preciso preencher o Termo de Doação de Mudas na sede da Sema, situada no Parque Ecológico do Matão, na rua  ngelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim