12 ABR 2024
Prefeitura anuncia reforço no atendimento de casos suspeitos de dengue
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, vai ampliar o sistema de atendimento para os casos suspeitos de dengue. O núcleo será aberto neste dia 15 de abril e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, no espaço utilizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) - ao lado do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça.

O espaço contará com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem para a avaliação e o tratamento da doença. Os casos considerados graves serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.

O objetivo da Secretaria de Saúde é agilizar o atendimento e ter um espaço destinado somente às pessoas com sintomas da doença. A ideia também é diminuir a demanda na UPA Central, direcionando para a unidade somente os casos mais graves.

O acesso principal ao Núcleo de Dengue será feito pela rua Antônio Walter, próximo ao cruzamento com a rua Isaltino Dias. A estrutura de atendimento contará com o prédio do CEO e com um ônibus cedido pela Universidade Brasil, no qual os médicos realizarão as consultas.

Além do Núcleo de Dengue, a Prefeitura também orienta o paciente com sintomas leves da doença a procurar atendimento médico em uma das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESF). A pessoa deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados mais graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.

Fotos: https://encurtador.com.br/tuw67
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim