04 ABR 2024
Votorantim passa a contar com Núcleo de Apoio e Diagnóstico Oncológico
O sistema público de saúde de Votorantim passa a ter o Núcleo de Apoio e Diagnóstico Oncológico, referência na prevenção, no diagnóstico e na confirmação de casos de câncer. A unidade, inaugurada nesta quinta-feira (4) pela prefeita Fabíola Alves, contará com equipe especializada e equipamentos modernos para agilizar o início do tratamento da doença na rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer.

O Núcleo de Apoio e Diagnóstico Oncológico de Votorantim denominado Alaíde de Oliveira Silva fica no prédio do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, com entrada pela rua João Walter. O espaço conta com recepção, sala de acolhimento, três consultórios e um espaço para pequenos procedimentos.

A unidade estará apta a realizar exames de imagens. A lista inclui tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, mamografia, biópsia de mama e exames de laboratório, tanto para diversos tipos de câncer quanto para biópsias e pequenas cirurgias.

A prefeita Fabiola Alves, acompanhada pela secretária de saúde Amanda Arruda Ferraz de Campos Hensel, ressaltou que o Núcleo de Apoio e Diagnóstico Oncológico será um espaço para acolher o paciente, concentrando as etapas até a confirmação do diagnóstico em um só lugar. “Aqui, o munícipe terá todo suporte que precisa, tratado com o devido carinho, com a devida técnica e responsabilidade”, comenta.

O atendimento terá início na próxima segunda-feira (8). O paciente será encaminhado após pedido médico durante consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). O Núcleo funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

O paciente também terá apoio psicológico, nutricional e cuidados de acolhimento humanizados. O objetivo da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Moriah, será proporcionar conforto e suporte durante todo o processo de tratamento.

Fotos: https://encurtador.com.br/cmDT1
Crédito das fotos: Matheus Garcia / Prefeitura de Votorantim