05 ABR 2024
Polos realizam atendimento exclusivo para pacientes com sintomas de dengue
O trabalho foi iniciado na segunda quinzena de março e é feito nas UBSs do Parque Bela Vista e do Jardim Novo Mundo
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), abriu dois polos para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas leves de dengue. Os postos funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Parque Bela Vista e do Jardim Novo Mundo, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h, com um diferencial: a presença de médicos exclusivos para a avaliação dos pacientes.

O objetivo é proporcionar um atendimento mais rápido e direcionado à população. Nos dois polos, cada paciente com sintomas da doença é direcionado a uma área exclusiva antes de ser chamado pelo médico.

Os polos foram criados pela Sesa na segunda quinzena de março em áreas com maior incidência de procura por atendimento. Em média, cada local recebe 20 pacientes por dia.

Além dos dois polos, a Prefeitura de Votorantim orienta o paciente com sintomas leves de dengue a procurar atendimento médico em uma das 16 UBSs e Estratégia Saúde da Família (ESF). A pessoa deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.

A criança proveniente ou residente em áreas com transmissão de dengue também pode se enquadrar em um caso suspeito leve, desde que apresente quadro febril agudo entre 2 e 7 dias. Nessa situação, os pais ou responsáveis devem encaminhar o paciente para atendimento em uma UBS ou ESF.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados mais graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.

Vale ressaltar que as UBSs e ESFs funcionam de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana e feriados, o paciente, mesmo com sintomas leves, deve procurar uma UPA. Essas unidades de pronto atendimento ficam abertas 24 horas por dia.

Confira o endereço dos dois polos:

UBS Bela Vista
Endereço: Avenida São João, 867, centro