02 ABR 2024
Prefeitura inaugura novo espaço da Biblioteca Municipal João Kruguer
O destaque é um setor inclusivo com atenção especial às pessoas neurodiversas
O novo espaço da Biblioteca Municipal de Votorantim João Kruguer foi inaugurado nesta terça-feira (2) pela prefeita Fabíola Alves. Localizado no interior do Aquário Cultura, conta com aproximadamente 10 mil obras literárias e tem como destaque um setor inclusivo com atenção especial às pessoas neurodiversas.

O espaço foi desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) para atrair a população em busca de conhecimento, estudo e lazer. A biblioteca recebeu novo piso, pintura e iluminação, e conta com um acervo exclusivo com revistas e livros especiais de Maurício de Souza.

Além dos livros, a biblioteca também é um espaço para contação de histórias através do projeto "Conto & Cia", em parceria com a Secretaria de Educação. A Secult ainda desenvolve outras atividades que vão muito além da disponibilização de obras para a população.

Fabíola Alves ressaltou que a entrega do novo espaço da biblioteca demonstra o quanto a Prefeitura tem trabalhado para oferecer um melhor serviço à população. “Essa é a cidade que queremos para nós, uma terra de encantos inclusiva, onde as pessoas se sintam felizes no lugar onde escolheram para viver”, comenta.

O titular da Secult, Marcelo Domingues, destacou que a biblioteca de Votorantim é um espaço de conhecimento. O local, além do empréstimo de livros, também promoverá atividades culturais destinadas à população.

O setor inclusivo com atenção especial aos usuários e familiares de pessoas neurodiversas fica em um canto da biblioteca. O projeto, além de oferecer um acervo de livros destinado a pessoas neurodiversas, ainda terá uma programação com oficinas de formação, contação de história e mediação de leitura.

O projeto “Biblioteca de Votorantim: Viva e Inclusiva” foi apresentado oficialmente em abril de 2023 pela Secult. O trabalho é desenvolvido sob gestão do Sítio Reino Animal: uma Escola Ambiental e Cultural, uma instituição privada com atuação reconhecida nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e turismo.

O espaço da biblioteca municipal funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. O local fica ao lado da praça Lecy de Campos, na esquina das avenidas 31 de Março e Moacir Oséias Guiti.

Fotos: https://encurtador.com.br/bhjwW
Crédito das fotos: Matheus Garcia / Prefeitura de Votorantim