27 MAR 2024
Casa da Mulher é inaugurada em Votorantim para acolhimento e capacitação
A cidadã votorantinense contará com serviços de orientação jurídica, psicológica e capacitação profissional
A Casa da Mulher é mais um espaço para apoio às políticas públicas de atendimento, proteção e acolhimento das mulheres em Votorantim. A unidade, inaugurada nesta terça-feira (26) pela prefeita Fabíola Alves e pela titular da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Sonaira Fernandes, conta com uma equipe multidisciplinar para oferecer assistência psicológica, social e jurídica, além de ações de suporte ao empreendedorismo, trabalho e renda.

O funcionamento da Casa da Mulher terá início em abril, no sistema “porta aberta”. Os serviços serão oferecidos entre segunda e sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados.

O novo espaço fica em uma área de 257,42 m2 situada na rodovia Miguel Afonso Ferreira de Castilho (acesso 103 da SP-79), em frente à rotatória da estátua do minerador. O local conta com um estacionamento.

A prefeita Fabíola Alves ressaltou que a unidade será um espaço multiúso para a execução de diversas políticas públicas para as mulheres. “O trabalho vai ajudar a resgatar a autoestima da mulher e a valorização de cada uma. A realização desse sonho reflete o nosso compromisso em criar um ambiente seguro e acolhedor", comenta.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças de representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e de entidades. O secretário de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim, Carlos Alberto Leite, o Mineiro, ressaltou que o espaço será a porta de entrada da assistência social da mulher.

O interior do prédio conta com salas de atendimento psicossocial, assistência social, assessoramento jurídico, brinquedoteca, cozinha e um amplo salão central para a realização de eventos. O espaço possui ainda banheiros convencionais e adaptados para pessoas com deficiência (PCDs).

Ações para as mulheres

A Casa da Mulher é mais uma ação da Prefeitura de Votorantim, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, para apoio ao público feminino. Entre as principais políticas públicas realizadas nesta gestão estão o projeto Dona de Mim, voltado para o acolhimento e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional, e o projeto Elas e a Cidade, com o objetivo de inserir essa população-alvo no mercado de trabalho. Na área da saúde, o Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça conta com doulas durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto da paciente.

Fotos: https://encurtador.com.br/vMR05
Crédito das fotos: Matheus Garcia / Prefeitura de Votorantim