01 MAR 2024
Prefeitura promove reencontros de pessoas em situação de rua com as famílias
O trabalho de acolhimento e reinserção na sociedade foi conduzido pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda
A Prefeitura de Votorantim conseguiu promover no período de 24 horas o reencontro de duas pessoas em situação de rua com as suas respectivas famílias. Esse trabalho de acolhimento e reinserção na sociedade foi conduzido por profissionais vinculados à Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci).

O caso mais recente foi de uma pessoa em situação de rua sem contato com a família há quase cinco anos. E.A.G., com 38 anos de idade, procurou a Seci na última quarta-feira (28) em busca de ajuda e foi acolhido pelo serviço de abordagem.

Em um curto espaço de tempo, a equipe da Seci conseguiu encontrar um irmão de E.A.G. no Espírito Santo. O reencontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (1º) na Casa de Passagem Dr. Josmar Mariano da Silva.

No mesmo dia, os irmãos seguiram para Quatiguá, no norte do Paraná. O objetivo da viagem era promover o reencontro de E.A.G. com os pais. “Estou mais aliviado para voltar, com a cabeça mais fria. Quero recomeçar tudo de novo”, conta.

A ideia da família é, após o reencontro no Paraná, levar E.A.G. para o Espírito Santo. Ele terá um emprego e moradia garantidos.

O outro reencontro aconteceu na quinta-feira (29) em Votorantim. J.V.V.C., 26 anos, estava em situação de rua e foi acolhido pelos serviços oferecidos pela Prefeitura. Passou pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Casa de Passagem, programa Consultório na Rua e, após uma busca ativa que durou 42 dias, os profissionais da Seci encontraram a mãe dele em Tatuí.

A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, ressalta que esses dois reencontros são o resultado de políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua. “Temos a Casa de Passagem, o projeto Consultório na Rua, o serviço de abordagem, o programa Reviver e diversas outras ações com foco no resgate da cidadania dessas pessoas”, conta.

Foto: https://encurtador.com.br/xzCTV
Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim