08 FEV 2024
Mutirão de combate ao escorpião vistoria mais de 300 imóveis em Votorantim
A ação foi realizada nesta quinta-feira (8) na região do Jardim Serrano

Mais de 300 imóveis foram visitados durante o mutirão para orientação e prevenção de acidentes envolvendo escorpiões, realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Finanças e Serviços Públicos. A ação aconteceu nos períodos da manhã e da tarde desta quinta-feira (8) no Jardim Serrano, e em áreas da Vila Gali, Vila Santo Antonio e Vila Rodrigues.

O objetivo do mutirão foi visitar as casas e orientar os moradores sobre a eliminação dos possíveis abrigos dos escorpiões. Os agentes de controle de endemias da zoonoses, agentes comunitários de unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e fiscais da Prefeitura de Votorantim atuaram em 19 quarteirões, divididos em equipes. A atividade contou ainda com alunos e enfermeiras da Universidade Brasil, por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde.

Uma das casas visitadas foi a do autônomo Edivânio Souza, 47 anos, morador do Jardim Serrano. Os agentes vistoriaram o imóvel e orientaram sobre possíveis locais usados de abrigo pelos escorpiões. “Muito importante esse trabalho, pois ajuda a evitar esse tipo de acidente”, conta.

Os agentes também conversaram com o ajudante geral Ademir Foltran. 63, morador do Jardim Serrano. Durante a visita no imóvel, o morador foi orientado a sempre manter o quintal limpo e vistoriar o encanamento de água, ralos e frestas no muro.

Durante as visitas, os agentes entregaram aos moradores um panfleto para reforçar a importância dos cuidados para evitar acidentes com escorpiões. O informativo também contém dicas de impedir a entrada desses animais nas casas.

O mutirão terá sequência na próxima quinta-feira (15) com a limpeza de áreas verdes por parte da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Um caminhão da Prefeitura também passará pelo bairro para recolher restos de telhas e de madeiras deixados pela população nas calçadas.

Fotos: https://abrir.link/cQOXi
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim