15 FEV 2024
Programa Ronda Escolar oferece mais segurança aos alunos e funcionários das escolas de Votorantim
O programa Ronda Escolar foi retomado em Votorantim com o início do ano letivo, em 5 de fevereiro. O trabalho consiste na presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nas instituições de ensino municipais, em especial nos horários de entrada e saída dos alunos. A ação tem o objetivo de proporcionar mais segurança aos estudantes, pais e funcionários, e inibir ações ilícitas nas proximidades das escolas.

A Ronda Escolar é feita em creches e escolas municipais de todas as regiões de Votorantim, de forma alternada. Por meio de um cronograma, a GCM visita instituições de ensino da cidade e auxilia na travessia de pedestres, nos horários de entrada e saída dos alunos.

A prefeita Fabíola Alves ressalta que esse trabalho preventivo é importante para a interação da GCM com a comunidade escolar. “O objetivo é oferecer mais segurança e tranquilidade aos estudantes, pais de alunos e funcionários das escolas”, conta.

A presença da GCM nas escolas é aprovada pela manicure Fernanda Macedo, 42 anos, moradora do bairro Rio Acima. Ela costuma levar a filha e a sobrinha ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Celia Chiozoto Marinoni e à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izabel Ferreira Coelho, respectivamente, e se sente mais segura com os guardas presentes na região. “É importante porque o fluxo é muito grande de carro nesses horários de entrada e saída. A presença da GCM, além de facilitar a travessia, inibe um pouco a infração por parte do motorista”, comenta.

Fotos: https://encurtador.com.br/lvMQZ
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim