07 FEV 2024
Prefeitura de Votorantim fará mutirão para prevenir acidentes com escorpião
O trabalho de orientação será realizado nesta quinta-feira (8) no Jardim Serrano

A Prefeitura de Votorantim fará um mutirão para orientação e prevenção de acidentes envolvendo escorpiões. A ação será realizada nesta quinta-feira (8), das 9h às 15h30, no Jardim Serrano. Mais de 50 pessoas ligadas às áreas da saúde, cidadania, meio ambiente, serviços públicos e fiscalização estarão nas ruas do bairro para o combate ao aracnídeo.

Os agentes serão distribuídos pelo Jardim Serrano para manter contato direto com os moradores da região. O objetivo é visitar as casas e orientar sobre a eliminação dos possíveis abrigos dos escorpiões.

Além do escorpião, o trabalho também será voltado ao combate à dengue. Os agentes verificarão nos imóveis possíveis focos do mosquito transmissor da doença.

A escolha do Jardim Serrano como alvo do primeiro mutirão tem relação com dois casos de picadas de escorpião registrados no início deste ano na região. As vítimas foram duas crianças.

O trabalho envolverá 10 agentes de controle de endemias da zoonoses, 10 agentes comunitários de unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), além de funcionários de diversas secretarias da Prefeitura de Votorantim. A ação terá o auxílio de 18 alunos e duas enfermeiras da Universidade Brasil, por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde.

Os moradores do bairro serão orientados a identificar possíveis abrigos dos escorpiões, como terrenos baldios com mato, entulho ou lixo, locais com material de construção, esgoto, contêineres de resíduos sólidos, tubulações de água e energia. Esses animais preferem locais quentes e úmidos, e necessitam de quatro elementos para sobreviver em qualquer terreno: alimento, água, abrigo e acesso.

A forma de evitar acidentes com escorpiões também será divulgada pelos agentes. Algumas dicas envolvem evitar colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres, agitar roupas e calçados antes de usá-los e utilizar luvas ao mexer no jardim ou em ambientes com material de construção.

O mutirão terá sequência no dia 15 de fevereiro (quinta-feira) com a limpeza de áreas verdes por parte da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Um caminhão da Prefeitura também passará pelo bairro para recolher restos de telhas e de madeiras deixados pela população nas calçadas.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim