02 FEV 2024
Projeto Orquestra da Natureza reúne sons captados no Parque do Matão
Os sons gerados no interior do Parque Ecológico do Matão Jonas Domingues foram captados e catalogados no projeto denominado Orquestra da Natureza. Os áudios de cada elemento que compõem a música natural da área verde, como o vento, a chuva, as nascentes de água e os animais, estão disponíveis no site orquestradanaturezavotorantim.com.

A Orquestra da Natureza nasceu com a missão de divulgar as melodias naturais que permeiam o Parque do Matão, inserido em uma área de bioma da Mata Atlântica. Gravadores sonoros foram instalados em três pontos estratégicos: um próximo à nascente, outro ao lado da plantação de bambu, e um terceiro no limite da área verde.

Por meio do site do projeto, o visitante pode ouvir sons do canário-da-terra, bugio, bem-te-vi e da chuva. A lista inclui áudios do sapo-martelo, sagui, grilo e maritaca.

A pesquisa foi desenvolvida por três educadores: a bióloga Angélica Felício da Costa, o geógrafo Rodrigo Bozzola de Castro e Santana, e o professor de letras Rafael Felício da Costa.  O projeto teve o incentivo do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura e Turismo e parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim